segunda-feira, 11 de junho de 2012

Atividade 4.3 - Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação


Este texto nos fala sobre os meios de comunicação e as mídias utilizadas na escola. A maioria das escolas tem, mas o problema está na formação e capacitação dos professores. Alguns não utilizam por medo, por não saber como funciona. E aí que entra o planejamento, pois com o plano bem feito, o professor fazendo pesquisas e manejando o material que será usado, muitas vezes por falta de pratica ou mesmo não sabem atuar com essas tecnologias, mas quando passamos a utilizar vemos sua importância testando os equipamentos a aula será bem sucedida. Na Escola que trabalho já temos a nosso dispor diversas mídias como celulares, máquinas fotográficas, data show , acesso a internet em casa ou mesmo na escola.  A tecnologia nos faz melhores, principalmente quando temos oportunidades de utilizá-la para auxiliar no processo ensino aprendizagem. A tecnologia aliada a novas ideias e planejamentos coerentes melhora muito o trabalho do professor na sala de aula. Motivam os alunos a querer aprender mais, a pesquisar mais. 
Podemos citar como exemplo uma experiência que tivemos em nossa escola: Passamos um filme no data show Turma da Mônica - Aventuras  no tempo, os alunos gostaram muito. Depois foi trabalhado  como valorizar a natureza, quantidade, valores, cores e depois fizeram o relato de que entenderam do filme. Dando continuidade no caderno de arte a ilustração da história.
Os objetivos são:
Mostrar a trajetória infantil, assim como seus principais autores;
Mostrar a evolução da instituição escolar em relação a infância.




Ivana, Solange e Ivone.

2 comentários:

  1. Muito bom meninas, o uso da tecnologia deve ser rotina para que os alunos percebam a sua importância no ensino aprendizagem, no entnato, é necessário mesmo, muito planejamento para que exista de fato uma aprendizagem significativa!

    Parabéns!

    Bjs!

    ResponderExcluir